25 de fevereiro de 2010

Protecção Civil - o "MITO" nacional!!

Peso da Régua, 25 de Fevereiro de 2010, subida rápida do nível das águas do rio Douro sem que  comerciantes e população em geral fossem devidamente alertados, tendo os próprios bombeiros sido apanhados de surpresa. Estes, com o apoio da GNR procederam à rápida retirada de algumas viaturas que se encontravam no parque do cais, e que só não foram levados pelas águas, graças à rápida intervenção destas duas entidades. Mas, onde estava a Protecção Civil? Não devia esta ter actuado previamente?

Para que dúvidas não restem de que realmente a protecção civil em Portugal é de facto um mito e que muito há a fazer na sua forma de actuar é importante que antes de mais se clarifique o que é e quais os objectivos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo a própria; "A protecção civil é a actividade desenvolvida [...] com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram". Deste modo os objectivos da Protecção Civil são a prevenção, a mitigação e a gestão de riscos.

A prevenção é de todos os objectivos o mais importante, pois esta implica não só a informação da população (que acaba por ser factor último da prevenção), mas também a previsão, avaliação, a análise permanente das vulnerabilidades, e o planeamento de estratégias de resposta perante situações de risco.

É isto que tem falhado na actuação da Protecção Civil nacional, e que ficou bem patente no que esta tarde se passou na Régua.