Terminada a longa e penosa jornada de campanhas políticas que preencheram uma imensa parte do ano de 2009, voltam a insurgir-se velhas discussões e polémicas que à muito fazem parte das promessas políticas dos nossos governantes locais (de várias concelhos durienses) e até mesmo nacionais...refiro-me claro está, ao IC 26.
Após reuniões com vários autarcas locais, começa a surgir mais uma nuvem de "fumo branco" para esta via prometida à mais de quinze ano à nossa região. Mas tendo em conta a proposta apresentada, será que está é a melhor opção para servir as populações locais? Segundo fontes governamentais, o IC 26 dividir-se-á em dois lanços, o primeiro entre Amarante e Mesão Frio, utilizando o actual corredor da Estrada Nacional 101, e um segundo que ligará Mesão Frio ao Peso da Régua, ficando o acesso a Mesão Frio situado logo após a travessia do rio Teixeira, nas imediações de Carrapatelo. As mesmas fontes salientaram ainda que o lanço da Estrada Nacional 108 entre Mesão Frio e Peso da Régua também será alvo de intervenção, de forma a transformar este lanço numa espécie de via rápida.
Tendo em linha de conta estas afirmações, fará mesmo sentido avançar para a construção do IC 26? Eu penso que não! A construção do IC 26 só faz sentido se a solução passar pela construção de um traçado completamente novo, para diminuir realmete a sinuosidade do traçado, para que este se tornasse realmente aplativo à sua utilização. Mas isto fará com que este itinerario passe bastabante afastado do centro da vila de Mesão Frio, o que não trará qualquer vantagem. Na minha opinião a solução que seria mais útlil e que melhor serviria as populações locais, passaria pela total reconversão e adaptação das estradas N 101 e N108 nos lanços compreendidos entre Amarante - Mesão Frio e Mesão Frio - Peso da Régua, respectivamente. Esta deveria passar pela melhoria das condições de circulação, nomeadamente a supreção de várias curvas, alargamento da via, e duplicação das faixas de rodagem onde tal fosse necessário, principalmente em locais com subidas prolongadas. Numa altura em que tanto se fala que contenção de custos, esta solução seria certamente mais barata, ao mesmo tempo que serviria melhor as necessidades das populações locais, principalmente daquelas se encontram mais afastadas dos pontos de acesso previstos para o traçado do IC 26, para além de que provocaria muito menores impactos paisagísticos. Esta solução sim, seria uma solução útil para trazer pessoas para a região, principalmente para o concelho de Mesão Frio, pois a meu ver, a solução apresentada pelo governo só irá contribuir desviar os possíveis visitantes do nosso concelho.
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